quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O Black Month History e a importância dos negros para a NBA

O mês de Fevereiro é marcado nos Estados Unidos e Canadá pela celebração do Black Month History. Como o nome já diz, é uma homenagem à importância dos negros na sociedade. Tudo começou com a Negro History Week (semana da história dos negros), que depois foi reconhecida pelo governo americano e se estendeu por todo o mês de Fevereiro. Mas por quê neste mês, Laranja? Porque é o mês do nascimento de Abraham Lincoln, presidente que aboliu a escravidão nos Estados Unidos e de Frederick Douglass, um dos líderes dos movimentos abolicionistas.
E o que isso tem a ver com o basquete, Laranja? Tudo.
A NBA celebra MLK, feriado em homenagem à Martin Luther King com várias atrações e programações, incluindo sempre uma rodada de jogos especiais, como neste ano, com o confronto entre os finalistas da última temporada, Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors. O Black History Month também é celebrado pela NBA todos os anos, com os jogadores usando camisas especiais e eventos festivos propostos por cada franquia da liga.
A camisa comemorativa deste ano.
A principal linha de tênis da Nike também prestando homenagens.
Os negros são a alma do basquete, principalmente na NBA. Em 2015, cerca de 74,4% dos jogadores da liga eram negros, somente 23% eram brancos, dentre as principais ligas profissionais americanas e canadenses, é a que possui o maior número de negros. Hoje em dia é comum, mas nem sempre foi assim, o preconceito atrasou a chegada dos negros no basquete profissional americano no século passado.
Os asiáticos (Wataru Misaka em 1946) foram aceitos antes dos negros. O primeiro negro a conseguir jogar na NBA foi Earl Lloyd, na temporada 1950/51, seguido por Chuck Cooper e Nathaniel Clifton e Hank DeZonie. Cooper foi o primeiro negro draftado para jogar na liga. O técnico do Boston Celtics e um dos maiores mitos da história dessa liga, Red Auerbach foi o responsável por draftá-lo. Auerbach foi uma porta para os negros na NBA.
Bill Russell e Red Auerbach
A liga logo sentiu a diferença, na década de 60 o jogo estava mais rápido, com um ritmo forte. Auerbach foi o primeiro a se destacar, montando o timaço do Boston Celtics que faturou 11 títulos nesse período. Bill Russell, sim, o astro do Boston foi o primeiro negro a se tornar técnico, em 1966.
Os negros dominaram a liga em pouco tempo e eu tenho toda a certeza quando digo que esta liga não seria nada sem a presença deles. Vamos aos fatos interessantes:
-O que seria da NBA sem os negros?
1.Se você for no site da NBA e ver quem são os maiores jogadores do século passado, notará que 32 dos 50 melhores, são negros.
2. Se você for ver a lista de MVPs, dos 60 premiados (contando que um negro com certeza vencerá o prêmio este ano), 50 são negros. Ou seja, sem eles, a NBA perderia 50 MVPs.
3. Os últimos 38 cestinhas da liga foram negros, o último branco a vencer o prêmio foi Pete Maravich, em 1977.
4. Do total de 68 cestinhas da temporada que essa liga já teve, 53 são negros.
5. Os últimos jogadores brancos a vencer o prêmio de MVP, foram Steve Nash e Dirk Nowitzki.
6. O QUE SERIA DA NBA SEM O DEUS MICHAEL JORDAN?!!!
Inimaginável a NBA sem negros, não é? É uma coisa totalmente inseparável. A NBA deve celebrar esse mês sempre. Hoje em dia não há espaço nesse mundo para preconceitos, não vou citar o caso de racismo do ex dono do Clippers, porque pra mim não vale nem a pena, este post é apenas para fazer uma pequena homenagem a esses caras que nos proporcionam verdadeiros espetáculos na NBA, nos fazem os adotar como ídolos e torcer para os times da NBA! Just enjoy the league!

2 comentários:

  1. E isso ai! O que e bom deve ser reconhecido e servir de exemplo. Inclusive seu texto.Somos todos humanos! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. E isso ai! O que e bom deve ser reconhecido e servir de exemplo. Inclusive seu texto.Somos todos humanos! Parabens!

    ResponderExcluir