sábado, 30 de janeiro de 2016

A história do Philadelphia 76ers

O Philadelphia 76ers é uma das maiores franquias da NBA. O retrato atual da franquia pode deixar a última frase contraditória, mas não se confunda, o 76ers não é pequeno, longe disso. Alguns dos melhores jogadores da história da NBA já passaram por lá.

O Sixers foi fundado em 1946, quando ainda era Syracuse Nationals e quando a NBA ainda não existia, a liga ainda era NBL (National Basketball League). Em seus primeiros anos, os Nats foram aos playoffs, mas não conseguiram vencer a liga, até que a primeira estrela da franquia surgiu, o ala pivô Dolph Schayes. O ex jogador e técnico do Syracuse/Philadelphia liderou o time na primeira conquista da equipe em 1955 e faz parte do Hall da fama da NBA.
A título de curiosidade, a NBL e a BAA (Basketball Association of America, fundada em 1946) se fundiram em 1949 e formaram a NBA, ou seja, os Nationals foram campeões já nos primeiros anos de NBA. No ano em que foram campeões, os Nats lideraram a conferência leste pela primeira vez em sua história (43-29) e viraram a final contra o Fort Wayne Pistons, depois de estarem perdendo a série por 3-2.
Elenco campeão pelo Syracuse Nationals.
Depois de anos de sucesso, sempre presente nos playoffs, o Syracuse Nationals foi extinto. Com a mudança da franquia Warriors de Philadelphia para São Francisco, os Nationals se tornaram 76ers em 1963 e foram para Philadelphia, Pensilvânia. Syracuse foi a última cidade média a ter uma franquia da liga e Philadelphia já tinha tradição no basquete, a disputa era desigual, todos concordaram em transferir a franquia.
O primeiro e fundamental movimento do Sixers foi tirar o astro do San Francisco Warriors e um dos melhores jogadores da história da NBA, Wilt Chamberlain. Chamberlain já tinha uma relação com a cidade e os torcedores, já que jogou por bastante tempo na Philadelphia com o Warriors e mesmo depois de ter jogado muito lá, Wilt não conseguiu um título, talvez esse teria sido um dos motivos para ir para o 76ers.
Wilt Chamberlain contra o Celtics
Após de perder duas finais de conferência consecutivas (1965 e 1966) para o poderoso Boston Celtics, o Sixers teve um 1966/67 incrível, liderado por Wilt Chamberlain e Hal Greer, o time teve um começo espetacular, com 40 vitórias e 4 derrotas, terminando a temporada regular com
68 vitórias e 13 derrotas, a então melhor campanha da história da liga. Dessa vez o 76ers encerrou o jejum e freguesia para o Boston, eliminando-os da liga com 3-2 e acabando com a sequência de 8 títulos seguidos do Celtics. A final da liga foi contra o San Francisco Warriors, uma ironia do destino. O Sixers não deu chances e foi campeão com um 4-2 sobre o Warriors, chegando ao seu 2º título, o primeiro como Philadelphia 76ers e o primeiro de Wilt Chamberlain, além de ter ganhado seu 3º prêmio de MVP.
Sixers comemorando o título de 67
A próxima temporada prometia para o Sixers, que iria defender seu título. O time liderou o leste na regular, mas depois de estar vencendo o Boston Celtics por 3-1 na final da conferência leste, tomou uma virada dramática e foi eliminado por 4-3. Chamberlain, apesar de ter conquistado seu 4º prêmio de MVP estava insatisfeito e querendo ir para a ABA, o fim da trama se deu com ele indo para o Los Angeles Lakers e marcando o fim da era vitoriosa para o Philly.
O time conseguiu ir aos próximos 3 playoffs, mas não passou da 2ª rodada e em 1971/72 com uma campanha pífia, não conseguiu se classificar para os playoffs pela primeira vez na sua história. Sem contar a humilhante campanha em 72/73 com 9 vitórias e 73 derrotas, aproximadamente 11% de aproveitamento, o pior da história em 82 jogos disputados e o segundo pior da história, ficando atrás do Charlotte Bobcats que em 2012 teve 10,6% de aproveitamento (7-59).
A luz voltou a aparecer em Philadelphia quando compraram a estrela do New Jersey Nets -Time que jogava na ABA, mas foi para a NBA quando as duas ligas se fundiram- Julius Erving em 1976. "Doctor J." em sua primeira temporada já guiou o 76ers para os playoffs com o 1º lugar no leste e eliminando o Boston Celtics, seu rival de longa data, nas semifinais e o Houston Rockets na final da conferência. Depois de estar liderando a série final contra o Portland Trail Blazzers por 2-0, o Sixers novamente tomou uma virada e perdeu o título por 4-2.
Dr.J x Larry Bird
Depois desse vice campeonato, uma sequência de vices viria para o 76ers. Primeiro para o Washington Bullets na final da conferência leste em 1978, depois em 1980 perdendo a final da liga para o Los Angeles Lakers por 4-2, em 1981 para o Celtics na final da conferência leste depois de liderar por 3-1 e tomar mais uma virada incrível, em 1982 um fato incrível aconteceu:
No jogo 7 das finais de conferência contra o Celtics, o Sixers conseguiu a revanche do ano anterior e no final do jogo a torcida do Celtics começou a cantar "Beat L.A, Beat L.A." declarando de forma memorável a sua torcida para o 76ers, que iria enfrentar o arquirrival do Celtics, Lakers na final. A torcida dos celtas não ajudou muito na final, o 76ers perdeu a final para o Lakers por 4-2, Erving ainda venceu o prêmio de MVP da liga.
Moses Malone
O título parecia ser inalcançável para o time da Philadelphia, o ânimo estava em baixa, o que faltava para o título? Em 1982/83 a resposta foi dada. O pivô Moses Malone, astro do Houston Rockets foi contratado pelo 76ers. Com um elenco incrível, o Sixers liderou a NBA na temporada regular com 65 vitórias e 17 derrotas com Malone sendo o MVP da liga. Nos playoffs, varreram o Knicks na primeira rodada, depois venceram o Bucks por 4-1. A final foi contra o Lakers, a chance da revanche se concretizou, com um sonoro 4-0, o Lakers foi varrido e o Sixers enfim foi campeão, uma vitória que "lavou a alma" dos jogadores, franquia e torcedores.
Erving e Malone com o troféu de campeão da NBA
O Philly não conseguiu defender o título e caiu na primeira rodada dos playoffs para o Nets. Em 1984, Charles Barkley foi draftado pelo Sixers e empolgou a torcida, jogando bem e chegando a final da conferência em sua primeira temporada como profissional, com a ajuda de Malone e Erving. Entretanto esse trio não durou muito, na temporada 86/87 Malone foi trocado (até hoje ninguém sabe por quê essa loucura foi feita) e Julius Erving anunciou que ia se aposentar no final da temporada.
Barkley despontou, como esperado, inclusive ficando em 2º lugar na votação de MVP em 1989, mas não conseguiu levar o Sixers a uma final, terminando sua era em Philly em 1992, quando foi para o Phoenix Suns.
Charles Barkley
Depois de passar por anos difíceis, em 1996 o 76ers draftou o armador Allen Iverson "The Answer", que iria se tornar um dos melhores jogadores da história e ajudaria o time a sair do buraco. Iverson foi o melhor novato do ano e deu provas do grande jogador que seria. A.I. fascinava a todos que assistiam basquete, tinha uma habilidade, velocidade e facilidade de pontuar impressionantes e com uma altura que era considerada desfavorável, tinha 1,83 de altura. Ser baixo não significava não poder ser agressivo, Iverson tinha uma explosão incrível e propôs a todos jogadas espetaculares.
Allen Iverson no Draft de 1996
O ano mais especial para o armador foi 2001, ele foi MVP do all star game, cestinha da liga pela segunda vez (a primeira em 1999) e foi MVP da liga. Muito por conta dele, o 76ers liderou a conferência leste (56-26) e depois de conseguir o pivô Dikembe Mutombo no meio da temporada, conseguiu chegar na final da NBA, depois de passar por Indiana Pacers de Reggie Miller, Toronto Raptors de Vince Carter e Milwaukee Bucks de Ray Allen.
A final foi contra o então atual campeão Los Angeles Lakers de Kobe Bryant e Shaquille O'Neal. O Lakers tinha varrido todos os oponentes naqueles playoffs, o desafio era imenso para o 76ers, que cedeu e foi derrotado por 4-1, apesar das grandes atuações de Iverson, incluindo um lance espetacular em cima do armador Tyronn Lue, atual técnico do Cleveland Cavaliers.
Allen Iverson x Tyronn Lue
O Sixers começou a ter dificuldades, não conseguia ir longe nos playoffs e começar não conseguir se classificar para os playoffs. Em 2004 o ala Andre Iguodala foi draftado pelo 76ers e se tinha uma grande expectativa nele, mas as dificuldades continuaram. Iverson foi trocado em 2006 para o Denver Nuggets. Iverson retornou em 2009 mas não ficou até o final da temporada, Iguodala foi all star em 2012, no seu último ano com o 76ers, nada foi capaz de fazer o Sixers voltar as suas gloriosas épocas.
Andre Iguodala
Hoje em dia o Philly tenta se reconstruir a cada temporada com primeiras escolhas no Draft, mas tem errado bastante, o declínio da franquia foi grande nos últimos tempos. Os jogadores de alto nível disponíveis no mercado não querem ir para o Sixers, que rasteja na temporada. Os jovens parecem ser uma das soluções a franquia, mas não podem ser tratados como as únicas. O Philadelphia precisa de um projeto sólido e claro para atrair bons jogadores, essa franquia tem uma história imensa, como vocês puderam acompanhar aqui e não merecem o momento que estão passando.

Curiosidades do Philadelphia 76ers
1. Uma das franquias mais antigas da NBA, fundada em 1946
2. O Syracuse Nationals em 1952/53 teve o jogo de playoffs mais longo da historia da NBA, com 4 prorrogações contra o Boston Celtics.
3. O nome 76ers é uma homenagem a declaração independência dos Estados Unidos em 1776 na Filadélfia.
4. O escudo do time também faz uma alusão às antigas 13 colônias, representadas por 13 estrelas no escudo..
5. No aniversário de 35 anos da NBA, aquele espetacular Sixers de 1966-67 foi votado como o melhor time da história, nessa época ainda não existia o Bulls de Jordan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário