sábado, 16 de janeiro de 2016

A história do Oklahoma City Thunder


Tudo começou em Seattle, quando o Thunder era Supersonics. O Seattle Supersonics foi criado em 1967, era uma franquia tradicional da NBA, inclusive já havia ganhado 6 títulos de divisão, e 3 títulos de conferência, com destaque para o título da liga em 1979. A equipe mais notória do Seattle foi a de Gary Payton (2ª escolha do draft de 1990) e Shawn Kemp (15ª escolha do draft de 1989).
A dupla liderou o Seattle na década de 90, ganharam um título de conferência em 1996, chegando a final, mas foram derrotados pelo Chicago Bulls de Michael Jordan e Scottie Pippen. Após a década de 90, a franquia estagnou, apesar de chegarem nos playoffs em 2005 sob a batuta de Ray Allen.
Em 2006 começou o fim da franquia. Em uma transação envolvendo 350 milhões de dólares, um grupo de investidores de Oklahoma comprou o Seattle Supersonics e em 2008 conseguiram mudar a franquia para Oklahoma.
O novo Oklahoma City Thunder herdou os jogadores do Sonics, o destaque? o jovem ala Kevin Durant (2ª escolha geral draft de 2007), que ia para o seu segundo ano de liga. No draft de 2008, o Thunder ainda adquiriu o armador Russell Westbrook, com a 4ª escolha geral do draft e o ala pivô congolês/espanhol, Serge Ibaka, com a 24ª escolha geral. Nomes conhecidos para vocês, não é?
Com essa base montada, o Thunder ainda iria muito longe, e foi. Em sua primeira temporada em OKC, a campanha foi ruim, porém normal para um time novo na liga. Começando com um pobre 3-29, Scott Brooks (então assistente técnico) assumiu o comando da equipe e terminou o ano com 23-59.
Na sua segunda temporada, o Thunder draftou o segundo armador James Harden (na época ainda sem barba) com a 3ª escolha geral no draft, a volta por cima começou. Com uma campanha surpreendente de 50 vitórias e 32 derrotas, além de vitórias sobre grandes times na temporada regular, o OKC foi para os playoffs pela primeira vez, mas de cara enfrentou o então atual campeão Los Angeles Lakers de Kobe Bryant e Pau Gasol, foram derrotados por 4-2. A excelente campanha ainda marcou Kevin Durant, que se tornou o cestinha mais jovem da história da NBA, com incríveis 30.1 pontos por jogo(!!!).
O Oklahoma se consolidou como um time com potencial para ser campeão na temporada 2010/11 quando se classificou em 4º lugar no oeste, com 55 e 27 derrotas, atrás apenas dos timaços San Antonio Spurs, Los Angeles Lakers e Dallas Mavericks. O Thunder conseguiu vencer a sua primeira série de playoff, eliminando o Denver Nuggets por 4-1, com Durant anotando 41 pontos no primeiro e no último jogo da série. Na semifinal, contra o Memphis Grizzlies, o Thunder conseguiu prevalecer com dificuldades, eliminando o time do Tenessee por 4-3, com Westbrook anotando seu primeiro triplo duplo em playoffs. Na final da conferência o OKC enfrentou o Dallas Mavericks (que seria o campeão daquela temporada) e não resistiu, perdendo por 4-1. Durant e Westbrook se tornaram all stars pela primeira vez.
2012, o ano mais especial da história do Oklahoma City Thunder, com 47 vitórias e 19 derrotas, o OKC ficou em 2º no oeste, ficando atrás do San Antonio Spurs (50-16) e em 3º na classificação geral da NBA. Os playoffs foram a oportunidade de eliminar seus fantasmas, na primeira rodada dos playoffs, varreram sem pudor com um 4-0 o atual campeão e algoz Dallas Mavericks, na semifinal eliminaram o seu 1º algoz, Los Angeles Lakers por 4-1. Enfrentaram o Spurs, um duelo entre experiência x juventude. O Thunder perdeu os 2 primeiros jogos, mas se recuperou e venceu os 4 seguintes, chegando pela primeira vez na final da NBA para enfrentar o poderoso Miami Heat do "big 3", que havia batido na trave no ano anterior ao perder a final para o Dallas. A experiência em finais ajudou e o Heat venceu o Thunder por 4-1 e foi o campeão da temporada. James Harden foi o melhor 6º homem da temporada.
 
Desde lá o Thunder luta pelo título, mas na minha opinião o que falta é oportunidade e mais sorte.  Em 2013, James Harden foi para o Houston Rockets, mesmo assim o Thunder liderou a temporada regular, mas perdeu sua segunda estrela Russell Westbrook (lesão séria no joelho) na primeira rodada dos playoffs quando estava com um 3-0 sobre o Rockets de Harden, fechou a série por 4-2 mas foi eliminado pelo Memphis na semifinal. Em 2014 o Oklahoma City teve sua 2ª oportunidade, Durant foi o MVP da liga e Westbrook estava saudável, tudo parecia conspirar a favor do título, mas o Spurs (futuro campeão daquela temporada) foi melhor na final da conferência e venceu após um duro jogo 7. Em 2014/15 o OKC perdeu Westbrook no início da temporada e KD durante quase toda a temporada, nem conseguindo se classificar para os playoffs.
Hoje em dia o OKC é um time mais experiente, não no sentido de idade, pois não é um time velho, mas no sentido de já ter passado por muitos desafios, apesar do domínio do Golden State Warriors (atual campeão) e do San Antonio Spurs, o Thunder está em 3º na conferência e não pode ser descartado como um dos favoritos em uma série de 7 jogos, acredito que vai ser muito difícil de derrotar o Thunder, que vem com força nesses playoffs, se estiver saudável.
Curiosidades sobre o Oklahoma City Thunder/Seattle Supersonics:
1. O nome "Thunder foi escolhido devido a região ser alvo de várias tempestades e trovoadas e também por conta da 45ª divisão de infantaria, localizada em Oklahoma, que tem o apelido de Thunderbirds.
2. Scottie Pippen, um dos melhores alas da história foi draftado pelo Supersonics, mas foi trocado para o Chicago Bulls, onde venceu 6 títulos da NBA.
3. Em 8 anos de existência o Oklahoma City Thunder já teve 5 cestinhas da temporada (Kevin Durant 4x, Westbrook 1x)
4. O Oklahoma City Thunder foi eliminado nos playoffs para os futuros campeões da liga em 4 oportunidades.
5. Kevin Durant e Russell Westbrook são a dupla mais letal da NBA, somam 50,9 pontos por jogo.
6. Em 2010 o Thunder draftou a estrela do Phoenix Suns, Eric Bledsoe, mas trocaram ele para o Los Angeles Clippers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário