sábado, 23 de janeiro de 2016

A história do San Antonio Spurs

O San Antonio Spurs é uma das franquias mais respeitadas e vitoriosas da NBA, é aquele time copeiro, que realmente se deixar chegar, eles provavelmente serão campeões. Os Spurs foram fundados em 1967 para jogar na extinta ABA (American Basketball Association), uma liga profissional alternativa a NBA que também foi fundada em 67.
O curioso é que a franquia começou em Dallas, isso mesmo, na cidade que hoje em dia é a casa de um dos principais rivais do Spurs. O nome da franquia era Dallas Chaparrals, mas por conta da baixa média de torcedores e audiência em Dallas, a franquia mudou para Texas Chaparrals. Em 1973 tudo se normalizou, a franquia foi comprada por um grupo de empresários de San Antonio, onde tudo começou, e foi nomeada Gunslingers, mas mudou para Spurs antes mesmo de começar a temporada.
Rapidamente a franquia texana se tornou uma potência na ABA e a sua boa média de público na época atraiu o interesse da NBA. Na temporada 1976-77 a ABA e NBA finalmente se uniram, junto do Spurs, o Denver Nuggets, o Indiana Pacers e o New York Nets também foram para a NBA.
Na sua primeira temporada e com seu primeiro astro, "O homem de gelo" George Gervin, o Spurs fez uma boa campanha, com 44 vitórias e 37 derrotas, talvez tenha sido um pequeno flash de que a franquia seria no futuro. Gervin era segundo armador, inclusive um dos melhores da posição na história desta liga maravilhosa. Ele venceu o prêmio de cestinha da temporada 4 vezes, sendo que 3 destas foram consecutivamente (1978-1980). O San Antonio sempre ia muito bem na temporada regular, o grande problema era nos playoffs, mesmo com atuações espetaculares de Gervin, faltava algo, algo que não falta hoje em dia, a força e essência para vencer a liga. A sua primeira final de conferência foi em 1979 contra o Washington Bullets, depois de liderar a série por 3-1, tomaram uma virada incrível e foram eliminados por 4-3.
George Gervin
Os Spurs só tiveram que esperar 20 anos para disputar sua primeira final da NBA, o que não é difícil de entender, já que a década de 80 foi dominada por Magic Johnson e Larry Bird e a década de 90 foi dominada por Michael Jordan.
O caminho para o primeiro título começou quando "O almirante" David Robinson foi draftado e começou a jogar na temporada 1989/90. Os resultados não demoraram tanto a vir, na temporada 94/95 o San Antonio Spurs fez uma campanha impecável, com 62 vitórias e 20 derrotas, liderando a conferência oeste com David Robinson sendo o MVP da temporada, mas a antiga fama de amarelar nos playoffs apareceu mais uma vez, os Spurs foram eliminados pelo seu outro rival texano, Houston Rockets, que seria o campeão daquela temporada.
Gregg  Popovich
A essência de campeão surgiu em 1997, quando um dos melhores técnicos da história da NBA assumiu o comando da equipe do Texas, Gregg Charles Popovich, o rei das entrevistas, broncas, frases polêmicas e títulos, apesar de ter tido uma péssima primeira temporada, muito pelo desfalque de Robinson. Seu primeiro movimento importante como treinador? Draftou Tim Duncan, que faria um par perfeito com Robinson, formando as "Torres Gêmeas". A espera acabou em 1999, com a melhor campanha da liga (37-13) e atropelando todos os seus adversários nos playoffs, o San Antonio Spurs se sagrou campeão da NBA pela primeira vez na história.
"As torres gêmeas"
O segundo título não demorou, com o argentino Manu Ginobili em sua primeira temporada, Tony Parker (draftado em 2001), Robinson em sua última temporada da carreira e Tim Duncan que seria o MVP da temporada, além do experiente Steve Kerr, Depois de liderar a liga com 60 vitórias e 22 derrotas e eliminar o Lakers de Kobe Bryant e seu rival Dallas Mavericks na final de conferência, venceu a liga em cima do New Jersey Nets, garantindo seu 2º título da liga.
Dois anos depois, o 3º título. O Spurs ficou em 2º no oeste, atrás apenas do Phoenix Suns de Steve Nash e Stoudemire, mas na final da conferência, o Suns caiu por 4-1 para a franquia de San Antonio. Na final foi a vez do Detroit Pistons levar a pior, em uma série duríssima, o big 3 de San Antonio levou a melhor, vencendo a série por 4-3, com Duncan sendo eleito o MVP das finais.
Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker
Os títulos não paravam de vir, em 2007 com a 3ª melhor campanha do oeste, o Spurs foi novamente para os playoffs e mais uma vez atropelou todos os adversários, incluindo o seu primeiro confronto em finais contra LeBron James, varrendo o Cleveland Cavaliers e vencendo seu 4º título em 9 anos. Tony Parker foi o primeiro estrangeiro a vencer o prêmio de MVP das finais.
A sequência de finais da NBA teve de esperar até 2012/13, quando o San Antonio Spurs enfrentou o então atual campeão Miami Heat, seria o segundo confronto contra LeBron James em uma final. A série foi muito equilibrada, os Spurs tiveram a chance de liquidar o confronto no 6º jogo quando liderava por 3 pontos nos últimos, mas uma estrela improvável apareceu e após um erro de chute de LeBron, Ray Allen pegou o rebote, correu para a linha de 3 pontos e chutou desequilibrado, acertando a cesta que mudaria a tônica da série e guiaria o Heat ao título. Foi a primeira vez que o time do Texas perdeu uma final da liga.
Chute de Ray Allen que marcou as finais de 2013
Em 2014, aquela derrota que estava entalada para os torcedores do Spurs poderia ser vingada. Depois de vencer o OKC Thunder na final da conferência, o Spurs pôde ter a sua chance de revanche contra o Miami Heat nas finais. O surgimento de Kawhi Leonard marcou a série, um monstro na defesa, anulando LeBron James e objetivo no ataque, o jovem jogador foi eleito o MVP das finais. A essência e vontade de vencer estava presente no Spurs, que atropelou o Heat por 4-1 e conquistou seu 5º título da NBA, um dos maiores vencedores da história da liga.
Kawhi Leonard com o troféu da liga e de MVP das finais
Na atual temporada, ao meu ver, o San Antonio Spurs vem fazendo sua melhor campanha. O time foi MUITO reforçado com a chegada de LaMarcus Aldridge e David West, tem um dos melhores, ou melhor banco da liga. Um time bem completo, com bons jogadores em todas as posições, Gregg Popovich no comando da equipe. Com metade da liga já disputada, o Spurs está jogando um basquete de outro planeta, juntamente com o Golden State Warriors, os dois favoritos ao título.
O big 5 dos Spurs: Ginobili, Aldridge, Duncan, Leonard e Parker. 
-Curiosidades do San Antonio Spurs:
1. Os Spurs venceram 20 títulos de divisão em 38 temporadas na NBA.
2. Os Spurs foram aos playoffs 24 vezes nas últimas 25 temporadas!
3. Desde que Tim Duncan foi draftado (1997), os Spurs foram aos playoffs em todas as temporadas disputadas.
4. David Robinson foi draftado pelo Spurs em 1987, mas só se juntou a equipe em 1989, pois estava servindo à marinha americana.
5. David Robinson tem a 4ª maior pontuação em um jogo da NBA, ele anotou 71 pontos contra o Los Angeles Clippers em 1994.
6. O San Antonio Spurs é o 4º time que mais venceu a NBA, atrás apenas do Chicago Bulls, Los Angeles Lakers e Boston Celtics.
7. Em 2014, Becky Hammon foi contratada como assistente técnica de Gregg Popovich e se tornou a primeira mulher a treinar um time nas 4 maiores ligas profissionais americanas, inclusive comandou o time na Summer League (torneio de pré temporada) e foi campeã.
8. Tiago Splitter, ex pivô do San Antonio, foi o primeiro brasileiro a vencer a NBA (2014).

2 comentários:

  1. Ótimo blog. muito conhecimento e informações bem dadas sobre meu time na NBA: SAN ANTONIO SPURS

    ResponderExcluir
  2. Queria saber mais um pouco sobre o spurs e essa matéria ajudou muito. valeu, parabéns!

    ResponderExcluir