quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Formato da NBA

Este é o primeiro post para ajudar aquelas pessoas que estão começando a assistir a liga e ficam meio perdidas sobre como as coisas funcionam. Pois bem, a NBA possui 30 times no total, 29 times americanos e 1 time do Canadá (Toronto Raptors), a liga é dividida em duas fases: fase regular e nos playoffs (pós temporada regular).
"Ô Laranja, mas como esses times são divididos?"
Bom, os times são divididos igualmente em duas conferências principais: Conferência Leste, onde logicamente se posicionam os times do Leste e conferência Oeste, onde ficam os times do oeste. Usando como exemplo a atual classificação das conferências:
              LESTE                                                                               OESTE
A classificação das duas conferências é baseada no número de vitórias e derrotas respectivamente de cada time, como por exemplo o Golden State Warriors, líder da conferência Oeste com 20 vitórias e nenhuma derrota.
Existe ainda outra forma de classificação dos times, as divisões. As divisões são classificações à parte, que exercem uma função de desempate quando os times possuem número de vitórias e derrotas iguais, ou seja, o time que fica na frente é o que estiver com uma posição melhor em sua divisão. São 6 divisões na liga: Atlântica, Central e Sudeste (divisões do leste); Pacífica, Sudoeste e Noroeste (divisões do oeste)


 
A parte mais importante da classificação e que todos os times desejam é ficar entre os 8 primeiros de cada conferência, isso porque os oito melhores de cada conferência se classificam para os playoffs. Os playoffs são uma fase de mata-mata, onde cada série tem 7 jogos (quem vencer 4 partidas avança), o time que for avançando chega na final da conferência, mas não se precipite, essa ainda não é a final da liga, o vencedor de cada final de conferência se enfrenta na grande final, que têm o mesmo formato dos jogos anteriores, uma série de 7 jogos.
 Chave dos playoffs da temporada passada onde o Warriors foi campeão.
 
Espero que as informações ajudem a todos, qualquer dúvida é só deixar o comentário aqui ou no twitter e facebook!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário