quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

O maior campeão da NBA: Boston Celtics.

Quando a NBA foi criada, em 1946, surgiu o Boston Celtics(6 de Junho), uma das franquias mais tradicionais e vitoriosas da história da liga, com 17 títulos. O Boston ganhou o nome de Celtics, devido à crença dos irlandeses de que são ancestrais da antiga população Celta, e como há um grande número de irlandeses na região de New England, o dono da franquia na época, Walter Brown, optou por Celtics  ao invés de Olympians, Unicorns e Whirlwinds(ainda bem!).

Depois de escolher o nome da franquia, a missão era a de montar o elenco. Apesar de ser uma das franquias mais vitoriosas da NBA, no início de sua história, o Boston teve dificuldades para montar o time, até a chegada de Red Auerbach (foto à esquerda) para comandar a equipe. Quando digo comandar, é em todos os sentidos, já que Auerbach era técnico, olheiro, assistente, coordenador de defesa e de ataque e tudo que precisasse.
Em 1951, Auerbach foi mostrando sua qualidade pra recrutar jogadores, quando adquiriu o armador Bob Cousy, o pivô Bill Russell e o ala-pivô Tom Heinsohn, o segundo armador Sam Jones e futuramente draftando o ala, John Havlicek, 5 lendas do basquetebol. Essa foi a base do Celtics que se tornou a maior dinastia da história da NBA. A, conseguindo 8 títulos seguidos(maior sequência da história de todos os esportes profissionais americanos) e 11 títulos em 13 temporadas durante 1957 à 1969. Com destaque para os grandes duelos contra os Lakers em 7 finais, foi nesse período que surgiu a maior rivalidade existente na NBA.
Alguns marcos históricos da época:
-1950:1º time a draftar um afro-americano, quando Auerbach draftou Chuck Cooper.
-1964:1º time a botar somente afro-americanos em quadra, graças a Auerbach.
-1966:1º time a ter um treinador afro-americano, quando Auerbach se aposentou da carreira de técnico e se tornou gerente geral, passando o comando técnico da equipe para Bill Russell, que foi treinador e jogador ao mesmo tempo.
Elenco do Boston Celtics campeão de 64
A década de 70 marcou o fim da era Bill Russell no time de Massachusetts, mas isso não quis dizer  que o Celtics ficou fragilizado, os celtas, com Tom Heinsohn como treinador, além da aquisição do armador Jo Jo White e o ala pivô David Cowens. O Boston conseguiu mais dois títulos da liga, além uma das melhores campanhas da história (68-14).
Elenco campeão de 1976
Em 1980, o Celtics tinha que montar um novo elenco, Auerbach foi mágico novamente e conseguiu montar um time com o ala Larry Bird, o ala pivô Kevin McHale vindos do draft e o pivô Robert Parish vindo do Golden State Warriors (foto à esquerda). Pronto, o Celtics com uma nova trinca lendas. A década de 80 foi marcada por novamente grandes duelos entre os rivais Lakers e Celtics, dessa vez com Larry Bird x Magic Johnson, uma disputa gigantesca. Foram 3 finais entre os 2 times, com 2 vitórias do Lakers e uma do Celtics. O Boston ainda venceu mais um título, terminando a década com 3.

Larry Bird x Magic Johnson
Depois desses grandes períodos de glória, o Boston Celtics passou um bom tempo estagnado, sem títulos. Em 1998 surgiu o primeiro fio de esperança para os celtas voltarem a sentir o sabor do título, Paul Pierce foi draftado. A seca continuou até Danny Ainge assumir e começar a montar uma nova equipe.
Aos poucos a base para ser campeão foi sendo montada em um longo processo, primeiro o draft de Tony Allen, um excelente jogador defensivo, depois o hábil armador Rajon Rondo. Após uma série de trocas e negócios propostos por Ainge, o Celtics adquiriu o 2º armador e um dos maiores chutadores de 3 pontos da história, Ray Allen, também conseguiu o "Big Ticket" Kevin Garnett, estrela do Minnesota Timberwolves.
Celtics big 3 de 2008
Com um timaço nas mãos, o técnico Doc Rivers começou a guiar o Boston rumo ao título. Os celtas fizeram uma campanha sensacional com 66 vitórias e 16 derrotas e seguiram rumo aos playoffs, passando por cima do Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers e Detroit Pistons. A final...adivinhem?  SIM, contra o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant e companhia! Depois de 22 anos sem títulos, o povo de Boston pôde comemorar com gosto, em um jogo 6 no TD Garden, o Boston Celtics fechou a série (4-2) amassando o Lakers por 131-92!
Elenco campeão de 2008
Desde 2010, o Boston Celtics está em um processo de reconstrução, hoje em dia o time está ajustado, com vários bons jogadores, mas a crítica que recebe é pelo fato de não ter uma estrela para buscar um título novamente. Os celtas acumulam uma campanha de 18 vitórias e 14 derrotas, ocupando o 8º lugar na conferência Leste na atual temporada. Espero que o time volte a se ajustar e volte a dar a alegria de um título para a sua grande e apaixonada torcida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário