quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

o 6º maior cestinha da história: Dirk Nowitzki

Nesta quinta feira, curiosamente véspera de natal, Dirk Nowitzki ganhou um presente que vai ficar marcado para sempre na história da NBA. Ao marcar seu 10º ponto contra o Brooklyn Nets, o alemão ultrapassou Shaquille O'Neal (28.596 pontos) e se tornou o 6º maior pontuador da história da NBA. Dirk terminou o jogo com 22 pontos e atingiu os 28.609 pontos, contribuindo para a vitória do Dallas Mavericks sobre o Brooklyn Nets em um jogo sensacional decidido na prorrogação (119x118).
Dirk Nowitzki tem 37 anos, é um veterano na liga mas seu rendimento é incrível, 17 pontos e 7 rebotes por jogo, além de ser o jogador de segurança, aquele cara que na hora da decisão você pode contar com ele, clutch player.
Quando era jovem, Dirk estava entre handebol e tenis, mas por conta da sua altura foi considerado uma aberração para aqueles esportes, acabou mudando para o basquete (amém!). Só para esclarecer, o alemão tem 2 metros e 13 centímetros de altura.
Analisando pela altura, alguém pode cair no erro de pensar que Nowitzki é aquele pivôzão que fica preso no garrafão e não sabe cobrar lances livres, pelo contrário, ele é muito habilidoso, chuta de qualquer lugar da quadra e gosta de chutar com a marcação em cima dele, além de ser um exímio cobrador de lances livres, com média de 90,2% de acerto. Ele tem como principal característica um dos movimentos mais bonitos desse jogo, o fadeaway. "Ô Laranja, mas o que é fadeaway?" Fadeaway é um movimento quase imparável, ele joga o corpo em uma perna só e afasta a marcação com o joelho da outra perna e termina arremessando inclinado para trás, para o defensor resta apenas fazer a falta ou rezar para que ele erre. Explica você, Dirk:

Nowitzki possui uma carreira vitoriosa e na minha opinião é o melhor estrangeiro que essa liga já  teve. O alemão bateu na trave em 2006 na sua primeira final sendo derrotado para o Miami Heat de Wade e O'Neal, mas teve sua chance de revanche em 2011 com então 33 anos, quando muitos diziam que era a última chance dele de vencer a liga. Contra o poderoso Heat de Lebron, Wade e Bosh e deu o troco com atuações memoráveis. O jogo que marcou a série foi a virada sensacional do Dallas no último quarto do jogo 2, com 9 pontos do alemão nos últimos 3 minutos: https://www.youtube.com/watch?v=IkcQnwynqOc

-As conquistas de Dirk Nowitzki na carreira:
1 título da NBA (2011).
MVP das finais (2011).
MVP da temporada regular de 2006/2007.
13 vezes selecionado para o all star game.
Campeão do torneio de 3 pontos.
6º maior pontuador da história.
Medalha de bronze do mundial de 2002, além de MVP e cestinha.
É unânime que Dirk Nowitzki entrará para o Hall da fama da NBA.
Top 10 da carreira:
https://www.youtube.com/watch?v=zDebdnDG6jA

Nenhum comentário:

Postar um comentário